segunda-feira, maio 30, 2011

LUCAS DISPARA NA CORNETA DE OURO E ATLÉTICO-PR É FIGURINHA CARIMBADA NA DE LATA

Lucas é o único atleta presente pela segunda vez na seleção dos 11 melhores da rodada do Brasileirão. Pela seleção dos piores, destaque para Rafael Santos, do Atlético-PR, protagonista do inusitado gol contra que deu a vitória ao Grêmio.

Os 11 melhores:

Victor (Grêmio)

Patric (Atlético-MG)
Leonardo Silva (Atlético-MG)
Thiago Heleno (Palmeiras)
Fábio Santos (Corinthians)

Paulinho (Corinthians)
Fábio Rochemback (Grêmio)
Lucas (São Paulo)
Danilo (Corinthians)

Jóbson (Bahia)
Iarley (Ceará)

téc.: Renato Gaúcho (Grêmio)


Os 11 piores:

Lauro (Internacional)

Rômulo (Atlético-PR)
Rafael Santos (Atlético-PR)
Welinton (Flamengo)
Kléber (Internacional)

Fernando (Flamengo)
Tinga (Internacional)
Paulo Baier (Atlético-PR)
D´Alessandro (Internacional)

Anselmo Ramón (Cruzeiro)
Washington (Ceará)

téc.: Silas (Avaí)

DESTAQUES DA RODADA NÚMERO 2 DO BRASILEIRÃO. GALO, VASCO, TIMÃO E SÃO PAULO MANTÉM 100% DE APROVEITAMENTO...

Apenas os quatro times citados no título deste post conseguiram a segunda vitória consecutiva.

A média de gols foi menor do que na estreia da competição. 2,3 por partida. Bernardo, do Vasco, é o artilheiro isolado, com 3 gols.

Resultados:
Sábado (28/mai)
Avaí 1x3 Atlético-MG
Botafogo 1x0 Santos
Internacional 0x1 Ceará
São Paulo 1x0 Figueirense

Domingo (29/mai)
Cruzeiro 1x1 Palmeiras
Bahia 3x3 Flamengo
Corinthians 2x1 Coritiba
Atlético-PR 0x1 Grêmio
Vasco 3x0 América-MG
Atlético-GO 0x1 Fluminense


O JOGO DA RODADA: Cruzeiro 1x1 Palmeiras, em Sete Lagoas. Jogo pegado, com o Cruzeiro muito bem no toque de bola, criando oportunidades e o Palmeiras se mostrando muito bem postado defensivamente. O Cruzero chegou mais vezes com perigo, mas o Verdão soube aproveitar uma das poucas chances que teve.




O GOL DA RODADA: Luan, do Palmeiras. Após belo passe de Marcos Assunção, o atacante palmeirense ganhou na corrida e acertou um belíssimo chute de perna esquerda no ângulo do gol de Fábio. Indefensável.

O GOL PERDIDO DA RODADA: Anselmo Ramón, do Cruzeiro. O garoto entrou no intervalo da partida e perdeu o gol mais feito deste Brasileirão. A zaga do Palmeiras bobeou, Wallyson tirou do goleiro Marcos, deixando o companheiro sozinho. Anselmo, porém, protagonizou um lance típico de pelada de fim de semana...


O CRAQUE DA RODADA: Lucas, do São Paulo.
Num jogo onde os jogadores tricolores já aceitavam o empate contra o Figueirense, o jovem meia da seleção brasileira acertou um chute de fora da área, aos 47 minutos do segunto tempo, garantindo os 3 pontos de seu time.





A DUPLA DE ZAGA ARTILHEIRA DA RODADA: Réver e Leonardo Silva, do Atlético-MG. Sempre pela jogada aérea, os dois defensores atleticanos garantiram a vitória do Galo em Santa Catarina. Réver marcou uma vez e Leonardo Silva, duas.


O "MUY AMIGO" DA RODADA: Rafael Santos, do Atlético-PR. O zagueirão jogou contra o patrimônio num lance completamente bizarro e o goleiro Márcio nada pôde fazer. Foi o gol da vitória do Grêmio em plena Arena da Baixada.

sexta-feira, maio 27, 2011

UM TELEFONEMA LIVRA A CARA DE WILLIANS... UM JOGADOR EM BOA FASE PODE SER MAIOR QUE AS REGRAS DE UM CLUBE?


Que Willians vem jogando muita bola, isso é inegável. Marca demais, desarma muito. Essencial ao esquema rubro-negro.

Mas o que o atleta fez durante um treinamento, a cotovelada em Negueba, devia merecer uma punição pesada. Multa, pra jogador de futebol, às vezes nem pesa tanto.

Claro que o Fla não pode pensar em dispensar o atleta, que ligou para os pais de Negueba se desculpando pelo incidente. Mas, reintegrá-lo já no próximo jogo, contra o Bahia é, no mínimo, irresponsabilidade.

Ponhamos outro jogador, que o time não dependesse tanto dele. Fierro ou Fernando, por exemplo. A punição seria a mesma? O telefonema de alguns minutos bastaria para livrá-los? É certo que não.

Um time do tamanho do Flamengo não pode colocar um jogador em boa fase acima das regras. A violência cometida contra um companheiro, que saiu do treino chorando, é digna de uma punição rigorosa. O que não aconteceu.

Essa passada de mão na cabeça de Luxemburgo e da diretoria do Fla ainda pode custar caro a longo prazo...


Veja o lance da agressão:

quinta-feira, maio 26, 2011

OS REFORÇOS DA SEMANA...

A Corneta Esportiva faz agora um balanço sobre as contratações anunciadas durante a semana. Muitas novidades nas grandes equipes do Brasil:

Júnior César se apresenta ao Flamengo. Boa contratação do Mengão, que precisava urgente de um jogador para a posição. E a lateral-esquerda é muito carente de boas opções no mercado. Júnior vem com fome de bola e tem tudo para render com Vanderlei Luxemburgo. O jogador usará a camisa 66 na numeração fixa do Fla. Agora "só" faltam um zagueiro e um atacante...

Grêmio anuncia Gilberto Silva. Surpreendente reforço da equipe gaúcha, que pode ver no jogador a experiência necessária para dar segurança no sistema defensivo. Muitos falam da idade do atleta, mas o veterano sempre foi muito seguro e, com a colaboração de um esquema tático favorável, pode render além do esperado.


Borges assina com o Santos. O camisa 9 que Muricy Ramalho queria. E que o treinador conhece muito bem, já trabalharam juntos no São Paulo. Posição mais carente do Peixe, o centroavante é a esperança de gols da equipe, que vai perder Zé Eduardo e Maikon Leite, além da possibilidade grande de liberar Keirrison. Borges, ao lado de Neymar, deverá brilhar com a camisa alvinegra.


Botafogo anuncia Elkeson, ex-
Vitória e Renato, ex-
Sevilla.
O primeiro é uma incógnita. Fez bons jogos em 2010, mas esse ano não se destacou na fraquíssima equipe baiana. Não é bom depositar muitas esperanças. Já Renato é o melhor reforço do Fogão na temporada. Muito bom segundo volante, ao lado de Marcelo Mattos tem tudo para jogar o bom futebol que o mostrou para o mundo.



Além das chegadas de muitos jogadores, um time grande perde uma de suas principais peças:

Alex Silva não é mais jogador do São Paulo. O zagueiro, insatisfeito, anunciou sua saída após não chegar a um acordo com a direção do tricolor paulista. Grande perda para o time de Carpeggiani, que também vai perder Miranda, que já assinou com o Atlético de Madrid da Espanha. Santos e Corinthians estão de olho na situação de Alex.


DIEGO SOUZA É O NOME DOS DESTAQUES DA RODADA DO MEIO DE SEMANA...



O craque do Vasco jogou muito e levou três nomeações nos Destaques da Corneta, que são:

O JOGO DA RODADA: Avaí 0x2 Vasco. Com belíssimas atuações individuais no meio-campo, a equipe de Ricardo Gomes parecia jogar em casa. Visitante bem indigesto...



O GOL DA RODADA: Diego Souza, do Vasco. Toque de classe na saída de Renan. Lance de
quem sabe jogar bola.

O CRAQUE DA RODADA: Diego Souza. Levou o Vasco a final da Copa do Brasil com belíssimas
jogadas individuais, belos passes, dribles, e, claro, o gol da vitória.

O DRIBLE DA RODADA: Mais uma vez ele: Diego Souza. Chapéu, lençol, não importa o nome. Marcinho Guerreiro, do Avaí, ficou pra trás num lance onde o camisa 10 vascaíno mostrou sua enorme habilidade.

O GOL PERDIDO DA RODADA: Alan Patrick, do Santos. No finalzinho do jogo, Neymar fez bela jogada pela esquerda e cruzou. A bola desviou e sobrou para o jovem meia de cara pro gol. Ele, porém, chutou em cima do goleiro do Cerro. Seria o 2º gol, que tranquilizaria ainda mais o time para o jogo da volta. Veja nos melhores momentos:

SANTOS VENCE O CERRO E ABRE VANTAGEM. MAS O 1x0 É PERIGOSO...


Vencer na Libertadores é sempre importante. Muitos dizem que meio a zero é goleada. É até verdade.

Mas um time tão superior ao adversário como é o Santos para o Cerro Porteño não pode se contentar pelo placar mínimo. O medo de jogar atrapalha o time de Muricy Ramalho, que tem dedo nisso. Prefere garantir não sofrer gols do que se arriscar em fazer mais.

Ontem, no Pacaembu lotado, Neymar deu show. Jogou demais, fazendo lindas jogadas, inclusive a do gol de Edu Dracena. Deu drbles, foi pra cima. Neymar é o melhor das Américas. Falta ao Santos também conquistar esse título.

Alan Patrick teve a chance de ampliar o marcador aos 47 minutos do segundo tempo. Mas, de cara pro gol, chutou em cima do goleiro, desperdiçando ótima chance.

Outro detalhe foi a boa entrada de Maikon Leite, jogando muito mais do que seu titular, Zé Eduardo. Maikon já é do Palmeiras, mas enquanto o tem, Muricy poderia pensar em utilizá-lo, já que está em boa fase. Pode ser a esperança de gols no Paraguai.

Em Assunção, qualquer gol do Santos complica o Cerro. Mas será que Muricy vai pensar assim?

O empate é do Peixe, mas não existe pensamento mais perigoso do que esse...

CORITIBA E VASCO FAZEM A FINAL DA COPA DO BRASIL. E O MATA-MATA FOI JUSTO...


A final da Copa do Brasil não poderia estar em melhores mãos.

Coritiba e Vasco são os finalistas. Os que apresentaram melhor futebol durante a competição, com poder de decisão. Com certeza veremos dois bons jogos nos dias 1º e 8 de junho.

O Coxa passou apertado pelo Ceará, que ofereceu maior resistência do que o Palmeiras na fase anterior. Com um belo gol de Anderson Aquino, o magro 1x0 classificou a equipe de Marcelo Oliveira, que pressionou o time cearense durante os 90 minutos. O entrosamento e o bom toque de bola são características desta boa equipe.


Toque de bola foi o apelido do Vasco na noite de ontem. Com Felipe e Diego Souza jogando muito, a equipe de Ricardo Gomes foi quase perfeita nos passes. Fez da Ressacada sua casa e despachou o Avaí da competição. 2x0, com um gol contra de Révson logo no começo do jogo e um de Diego Souza, com um toque de classe na saída de Renan.

Como disse, se fez "justiça". Apesar de vermos elenco mais fortes já eliminados, como São Paulo e Flamengo, por exemplo, o futebol decisivo de Coritiba e Vasco fez com que as equipes chegassem a final.

Teremos um campeâo inédito.

E seja qual for,de forma merecida.

segunda-feira, maio 23, 2011

OS 11 MELHORES E OS 11 PIORES DA RODADA Nº1 DO BRASILEIRÃO...

Hoje damos início aos prêmios de Corneta de Ouro e Corneta de Lata do Brasileirão 2011.

Cada aparição entre os 11 melhores, dá 1 ponto positivo ao jogador. Já se figurar entre os piores, 1 ponto negativo acumulado.

O esquema utilizado será sempre o 4-4-2. Os jogadores de equipe do G4 ao final de cada rodada receberão 1 ponto extra e os do Z4 um ponto negativo extra. A cada 15 dias, o ranking atualizado será divulgado.

Aos nomes da Rodada nº1.

Os 11 Melhores:

Wilson (Figueirense)

Alessandro (Corinthians)
Chicão (Corinthians)
Xandão (São Paulo)
Thiago Feltri (Atlético-GO)

Willians (Flamengo)
Marcos Assunção (Palmeiras)
Bernardo (Vasco)
Lucas (São Paulo)

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Magno Alves (Atlético-MG)

téc.: Mauro Fernandes (América-MG)


Os 11 piores:

Fábio (Cruzeiro)

Rômulo (Atlético-PR)
Manoel (Atlético-PR)
Leandro Euzébio (Fluminense)
Ávine (Bahia)

Marcelo Mattos (Botafogo)
Arévalo Rios (Botafogo)
Deco (Fluminense)
Davi (Coritiba)

Caio (Botafogo)
Rafael Coelho (Avaí)

téc.: Adílson Baptista (Atlético-PR)

DESTAQUES DA RODADA

O pontapé inicial foi dado. Começou o campeonato mais disputado do mundo.

Vamos ao que de melhor (e pior) aconteceu na rodada inicial do Brasileirão. Em 10 jogos, houve apenas 1 empate. A média de gols foi de 2,4 gols por partida.

No momento, temos o Flamengo na liderança, pelo saldo de gols. O artilheiros precoces são Magno Alves, do Atlético-MG e Bernardo, do Vasco, com dois gols cada.

Resultados:
Sábado (21/mai)
Flamengo 4x0 Avaí
Ceará 1x3 Vasco
Atlético-MG 3x0 Atlético-PR
Santos 1x1 Internacional

Domingo (22/mai)
Palmeiras 1x0 Botafogo
Coritiba 0x1 Atlético-GO
Figueirense 1x0 Cruzeiro
Grêmio 1x2 Corinthians
Fluminense 0x2 São Paulo
América-MG 2x1 Bahia


O JOGO DA RODADA: Flamengo 4x0 Avaí. Mesmo com a equipe catarinense jogando com os reservas, uma goleada sempre serve para aquecer o início do campeonato. O Mengão finalmente jogou bem, encheu os olhos e Ronaldinho mostrou aquilo que sabe.




O GOL DA RODADA: Kléber, do Palmeiras. Foi o gol que deu ao Verdão a primeira vitória no BR-2011 e o fim do tabu de 4 anos sem vencer o Botafogo. E ainda foi lindo. O Gladidador recebeu na entrada da área, cortou seco pra canhota e acertou o ângulo, num belíssimo chute.




O CRAQUE DA RODADA: Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo. Mostrou a que veio, jogou muita bola, fez um belo gol e ainda deu assistência. Deixando a nação rubro-negra esperançosa para o Brasileiro.














A PATAQUADA DA RODADA: Fábio, do Cruzeiro. Foi sair de soco para a defender a bola no escanteio do Figueirense, mas acertou a cabeça de Marquinhos Paraná, que levou de presente o gol contra na conta.






A LESÃO DA RODADA: Rodolfo, do Grêmio. Logo no primeiro jogo, já fraturou a fíbula ao entrar de carrinho em Alessandro, do Corinthians, e ficará de fora por aproximadamente 3 meses. É muita falta de sorte...





O TREINADOR ILUMINADO DA RODADA: Mauro Fernandes, do América-MG. Após ir para o intervalo perdendo por 1x0 para o Bahia, o técnico americano, fez mudanças salvadora. Rodriguinho e Alessandro, que entraram, marcaram os gols da virada do time mineiro, que voltou a Série A em grande estilo.


sábado, maio 21, 2011

É HOJE!

Começa hoje o Campeonato Brasileiro 2011. O torneio mais disputado do país...

Para ficar por dentro de tudo, basta baixar o Guia Corneta Esportiva, que estará disponível após a rodada de estreia.

Um aperitivo:






quinta-feira, maio 19, 2011

DIVULGADA CONVOCAÇÃO DE MANO PARA OS AMISTOSOS CONTRA HOLANDA E ROMÊNIA E PARA A COPA AMÉRICA



Mano Menezes divulgou hoje a lista dos convocados para os amistosos contra a Holanda, dia 4 de junho, e contra a Romênia, dia 8, no Brasil. 28 nomes foram relacionados e, destes, 6 serão cortados para a Copa América.

Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Jéfferson (Botafogo)
Júlio César (Internazionale-ITA)
Victor (Grêmio)

- Mano foi corretíssimo, são os 4 em melhor fase. Júlio deve ser o titular e Victor o reserva imediato. Para a Copa América, creio que Fábio deverá ser cortado.


Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Internazionale-ITA)
Adriano (Barcelona-ESP)
André Santos (Fenerbaçhe-TUR)

- Três nomes certos. A exceção é Adriano, convocado mais pelo o que jogou no Sevilla do que pelo o que joga no Barça. Marcelo, muito bem no Real, está mais uma vez fora. Alguém dentro da CBF não deve gostar muito dele...


Zagueiros
David Luiz (Chelsea-ING)
Lúcio (Internazionale-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)

- São os zagueiros de confiança de Mano Menezes. Quatro nomes acertados. Não gosto do Luisão, mas as opções são poucas.


Volantes
Anderson (Manchester United-ING)
Henrique (Cruzeiro)
Lucas Leiva (Liverpool-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Sandro (Tottenham-ING)

- Anderson, Lucas, Ramires e Sandro tem nomes certos para 2014. São muito bons volantes. Agora, Henrique vem mal nesta temporada. Seria a hora de dar uma chance para um volante de mais marcação, mais pegada, como Denílson do Arsenal-ING, por exemplo.


Meias
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madrid-ESP)
Jádson (Shakhtar Donetsk-UCR)
Lucas (São Paulo)
Thiago Neves (Flamengo)

- Lucas tem a chance para se firmar. Elano e Elias tem que mostrar o futebol que víamos anteriormente. Mano erra em insitir em Thiago Neves e Jádson, muitos meias em melhor fase estão espalhados pelo mundo. Poderia até ser a hora de um retorno de Kaká, Hernanes ou de Alex, agora no Corinthians.


Atacantes
Alexande Pato (Milan-ITA)
Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Nilmar (Villareal-ESP)
Robinho (Milan-ITA)

- 6 nomes, 2 devem ser cortados. Mano acerta em cheio nas suas escolhas, com exceção de Fred. O atacante do Flu não tem regularidade em sua equipe. Seria a hora de Kléber, arrebentando no Palmeiras.



E você, o que achou desta convocação? Quem está faltando na lista de Mano?

Comente, e siga o twitter @CornetaEsp

RODADA DE EMPATES CLASSIFICA SANTOS E DÁ VANTAGEM A AVAÍ E CORITIBA...



O Santos espantou de vez a zebra Once Caldas da Libertadores. E vai com tudo para as fases finais da competição.

Num jogo onde criou - e desperdiçou - várias chances, o Peixe se mostrou muito superior, e fez valer a superioridade. Abriu o placar num belo chute de Neymar, no canto. O Once Caldas chegou a empatar num lance de bola parada, com Rentería, mas nada que assustasse o torcedor de verdade, mesmo com a lembrança da eliminação do Cruzeiro.

Neymar ainda perdeu um pênalti, após fazer uma linda jogada pela esquerda. Mas, ainda bem, o Santos não precisou do gol. 1x1 classificou o time de Muricy Ramalho, que havia ganho o primeiro jogo em casa. Agora é esperar o adversário que sai do jogo Cerro Porteño (PAR) x Jaguares (MEX).

Já pela Copa do Brasil, mais empates. E os visitantes se deram bem com eles, decidindo em casa, podendo vencer pelo placar simples para a classificação. O Avaí ia vencendo o Vasco alcançando uma marca inédita, seria a primeira vitória da equipe catarinense em jogos no Rio de Janeiro em competições oficiais na história. Julinho fez 1x0 num belo chute cruzado, aos 35 minutos do segundo tempo.

O tabu estava caindo. Mas o árbitro resolveu "ajudar" o Vasco. Após não marcar corretamente um pênalti de Renan em Ramón, Wilson Luiz Seneme quis compensar a torcida vascaína, que compareceu a São Januário. Marcou pênalti de Gustavo Bastos em Élton, num lance normal, de contato, onde o jogador do Vasco se jogou. Diego Souza não quis nem saber, e empatou no último lance do jogo.

O Vasco foi melhor em campo,mas não soube traduzir em gols. Felipe foi muito bem. Agora, um 0x0 é do Avaí na Ressacada. O Vasco precisa marcar ao menos 2 gols se quiser classificar na casa do adversário.


Por fim, 0x0 em Fortaleza. Ceará e Coritiba não mexeram no marcador, num jogo o qual os goleiros foram os destaques. Édson Bastos e Fernando Henrique garantiram que suas defesas não fossem vazadas.

No primeiro tempo, as chances foram poucas. Já no segundo, Marcelo Nicácio, pelo Vozão, e Davi, pelo Coxa, foram quem levaram perigo. Agora, no Couto Pereira, um empate por gols é do Ceará, mas é sempre bom lembrar que o Coritiba sequer empatou dentro de casa na temporada.

Tudo indica que veremos dois finalistas inéditos na competição: Avaí e Coritiba. Porém, este é o campeonato das surpresas. Vasco e Ceará podem, e tem time, para se superarem longe de casa.

quarta-feira, maio 18, 2011

COMEÇAM AS SEMIFINAIS DA COPA DO BRASIL. E O SANTOS DECIDE A VIDA NA LIBERTADORES...

Copa do Brasil
Começam hoje os jogos que definirão os finalistas do torneio mais democrático do país. Quatro estados estão representados por Vasco, Avaí, Ceará e Coritiba.

x
Em São Januário, o único "grande" ainda vivo na Copa quer eliminar qualquer zebra do seu caminho. Após passar pelo Atlético-PR com dois empates, o Vasco quer chegar para conquistar um dos poucos troféus que o clube ainda não possui.

Além de fazer gols, é importantíssimo para o Vasco não tomá-los hoje. Por isso, deve-se ficar atento ao empolgado ataque comandado por William. Ricardo Gomes conta com a volta do lateral-esquerdo Ramón e do atacante Alecsandro para o jogo de hoje. Em boa hora.

Pelo lado do Avaí, Silas escalou Marquinhos Gabriel, autor de um dos gols sobre o São Paulo no último jogo, para ser companheiro de William. O time promete ir pra cima para levar para casa uma certa vantagem. O volante Acleisson e o lateral-esquerdo Felipe entram no time para o jogo de hoje, que acontece às 21h50 e tem transmissão da TV aberta.

O Vasco é mais time, mas Flamengo, Palmeiras e São Paulo também eram. Portanto, muito cuidado.


x
No Presidente Vargas, o Ceará quer parar o bom esquema do Coritiba. Portanto, não irá com tudo ao ataque para não sofrer gols dentro de casa, o que poderia complicar para o jogo de volta, no Couto Pereira.

No Vozão, uma dúvida: Marcelo Nicácio acertou contrato e pode voltar, mas seria hora de tirar o iluminado Washington, responsável pela classificação da equipe? Seria melhor deixar o autor dos dois gols contra o Flamengo começar jogando, até porque Nicácio já não tem o mesmo carinho da torcida.

Pelo lado do Coritiba, que busca uma final inédita, um desfalque e dois retornos. Bill, suspenso, não joga, mas Léo Gago e Rafinha voltam a equipe. Marcelo Oliveira não quer um time recuado, deseja levar a vantagem para o Paraná.

O jogo acontece às 21h50, com transmissão da TV Aberta apenas para o Sul.

O Ceará que fique atento para não ser "eliminado" no primeiro jogo, como aconteceu com o Palmeiras...


Libertadores

x
Vida ou morte para o Santos. Mais uma final nessa sequência derradeira do fim do primeiro semestre. O Peixe joga em casa, tem vantagem, mas é sempre bom lembrar do último feito da zebra Once Caldas contra o Cruzeiro, melhor equipe da 1ª fase, quando o time colombiano perdeu em casa por 2x1, mas aplicou 2x0 no jogo de volta.

Muricy, porém, está ligado e nunca deixa o clima de "já ganhou" tomar conta. Não vai retrancar, mas vai, como sempre, cobrar atenção, abdicando do ataque total. Mas quem tem Neymar precisa de poucas bolas para matar o jogo.

Os desfalques do Santos são os de sempre: Ganso e Jonathan. Danilo, no entanto, retorna ao time, mas desta vez vai para a lateral-direita. Pará, que jogou a final do Paulistão, volta para o banco.

Alan Patrick é a aposta para armar as jogadas. Pelo lado do Once Caldas, Rentería é a esperança de gols da equipe, que precisa marcar de qualquer jeito. Que Edu Dracena e Durval não se descuidem atrás...

O jogo acontece às 22h, também com transmissão da TV Aberta.

Vai dar Santos, chega de zebras!

terça-feira, maio 17, 2011

RESULTADO DE ENQUETE: A MELHOR DUPLA DE ZAGA DO FUTEBOL BRASILEIRO É THIAGO HELENO E DANILO


Levou a melhor a dupla menos vazada do Paulistão, com 47% dos votos. Eleição justa, pois Danilo e Thiago Heleno seguraram tudo na zaga palmeirense durante o Estadual. Muitos podem contestar falando do 6x0 sofrido para o Coritiba, mas um jogo não é parâmetro e, nele, Thiago estava de fora, suspenso.

Foi impressionante nenhum dos dois serem escolhidos para o prêmio da Seleção do Paulistão. Faltou coerência.

Em segundo lugar, usando mais o nome do que o futebol, os ex-selecionáveis Miranda e Alex Silva, com 28% dos votos. Ambos também ficaram de fora do prêmio.

Na terceira colocação segundo os leitores da "Corneta Esportiva", aparecem Gil e Victorino. Boa zaga de um time avassalador no ataque levou o bronze com 15% dos votos.

Por fim, em quarto lugar aparece uma dupla justamente premiada. Com 10% dos votos, Dedé e Anderson Martins foram, sem sombra de dúvidas, a melhor zaga do Carioca. O prêmio do Estadual do Rio fez justiça, ao contrário do de São Paulo.

segunda-feira, maio 16, 2011

MAIS CAMPEÕES PELO BRASIL...

Finais emocionantes também fora do eixo. Surpresas e fim de sequências de títulos de Vitória e Sport. Aos campeões:


O Bahia de Feira conquista sua primeira taça na história. Venceu o Vitória, no Barradão, de virada: 2x1. Levantou o caneco mesmo com o adversário tendo a vantagem do empate. O Tremendão, como ficou conhecido o time, acabou com uma sequência de 4 títulos consecutivos do rival, após passar pelo Serrano nas semifinais. Antônio Lopes, técnico do Vitória, foi demitido após o vice-campeonato.

A CAMPANHA: 22 jogos – 12 vitórias – 7 empates – 3 derrotas – 33 gols pró – 23 gols contra

Time-base: Jair; Edson, Paulo Paraíba, Alex Alagoano, Alysso; Lau, Diones, Rogério, Bruninho; Carlinhos e João Neto. Téc.: Arnaldo Lira


A torcida do Santa Cruz voltou a sorrir. Após 5 conquistas consecutivas do Sport no Pernambucano, deu a Cobra Coral novamente. Mesmo perdendo por 1x0 no Arruda, com gol de Marcelinho Paraíba de pênalti, o Santa levantou a taça, pois havia aplicado 2x0 no rival em plena Ilha do Retiro.

A CAMPANHA: 26 jogos – 17 vitórias – 3 empates – 6 derrotas – 44 gols pró – 25 gols contra

Time-base: Tiago Cardoso; Leandro Souza, Everton Sena e André Oliveira; Memo, Jeovânio, Weslley, Natan (Têti) e Renatinho; Landu (Thiago Cunha) e Gilberto. Téc.: Zé Teodoro


Em Goiânia, um bicampeão: o Atlético-GO, que passou novamente pelo Goiás na final. Mesmo com dois empates em 1x1, o Dragão levou o caneco por ter feito melhor campanha na 1ª fase do estadual.

A CAMPANHA: 22 jogos – 14 vitórias – 2 empates – 6 derrotas – 44 gols pró – 25 gols contra

Time-base: Márcio, Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Rômulo, Ramalho, Bida (Preto) e Anailson (Élvis); Felipe (Diogo Campos)e Marcão Téc: Paulo César Gusmão


No Distrito Federal, a hegemonia continua. O Brasiliense conquistou seu 7º título estadual em 8 anos. Mesmo com dois empates contra o Gama, que venceu pela última vez em 2003, o Jacaré venceu devido a sua melhor campanha na 1ª fase.

CAMPANHA: 22 jogos – 13 vitórias – 7 empates – 2 derrotas – 37 gols pró – 15 gols contra

Time-base: Welder; Cicinho, Raphael, Teco e Chiquinho; Deda, Ruy, Ferrugem e Adrianinho (Iranildo); Bebeto (Coquinho) e Acosta (Rômulo) Téc.: Marcos Soares.


Em Santa Catarina, história de superação de volta por cima. O Chapecoense havia sido rebaixado para a Série B do Estadual em 2010, mas disputou a Série A deste ano devido a desistência do Atlético de Ibirama. Disputou e venceu. Após vencer o returno em cima do Avaí, time da Série A nacional, o time de Chapecó passou pelo Criciúma nas finais.

CAMPANHA: 23 jogos – 13 vitórias – 6 empates – 4 derrotas – 41 gols pró – 28 gols contra

Time-base: Rodolpho; Dema, De Lazzari (Neném) e Diogo Roque; Thoni, Everton Garroni (Everton Cezar), Marcos Alexandre, Cléverson (Kleber Goiano) e Badé; Neilson e Aloísio. Téc: Mauro Ovelha

INTERNACIONAL CAMPEÃO GAÚCHO DE 2011 – FALCÃO RESPIRA ALIVIADO E CONQUISTA TAÇA NA FINAL DE ESTADUAL MAIS DISPUTADA DO BRASIL


Dois grandes jogos. Inter levantando a taça dentro do Olímpico. Isso sim que é final.

3x2 para o Grêmio no Beira-Rio e 3x2 para o Colorado na casa do rival. Decisão nos pênaltis. De arrepiar.

Saindo na frente, o tricolor relaxou e permitiu a virada do Inter, que depois ampliou a vantagem. Borges, após falha bisonha de Renan, colocou o Grêmio vivo na disputa.

Mas como sabemos, goleiro vai de herói a vilão em instantes. Mesmo falhando mais uma vez, o goleiro Colorado defendeu pênaltis e levou seu time à conquista do seu 40º título estadual.

Falcão agora terá calma para trabalhar. Já Renato Gaúcho precisa reforçar o time, que lutou, mas tem muitas limitações técnicas.

A CAMPANHA

21 jogos

11 vitórias

6 empates

4 derrotas

39 gols pró

23 gols contra

Time-base: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Guiñazú, Bollatti, Andrezinho e D´Alessandro; Oscar (Rafael Sóbis) e Leandro Damião. Téc.: Paulo Roberto Falcão

SANTOS CAMPEÃO PAULISTA DE 2011 – NEYMAR E CIA. LEVAM O BI NA VILA BELMIRO


Quem tem Neymar em campo já começa todas as competições mais propenso a ser campeão.

Sorte a do Santos. Bicampeão paulista, desta vez em cima do rival Corinthians. Mesmo sem Ganso, machucado na primeira partida da final, o Santos deu show na Vila e não aplicou uma goleada porque não ‘quis’.

Quarto colocado na primeira fase da competição, o Peixe provou que o poder de decisão faz a diferença. Arouca abriu o placar e quase marcou o segundo logo depois, carimbando a trave de Júlio César, que no segundo tempo engoliu um frangasso após bela jogada dele, o melhor do Brasil, Neymar. Morais ainda diminuiu, em vão.

Muricy Ramalho leva mais um pra sua coleção e o Santos se consagra campeão pela 4ª vez em 6 anos. Reina o alvinegro praiano em São Paulo mais uma vez. É a 19ª conquista da equipe no Paulistão.

A CAMPANHA

23 jogos

14 vitórias

6 empates

3 derrotas

45 gols pró

21 gols contra

Time-base: Rafael; Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Adriano (Danilo), Elano e Ganso (Alan Patrick); Neymar e Zé Eduardo. Téc.: Muricy Ramalho

CRUZEIRO CAMPEÃO MINEIRO DE 2011 – COROAÇÃO JUSTA AO MELHOR TIME DO PRIMEIRO SEMESTRE


A eliminação na Libertadores freou o bom time cruzeirense. Mas alguma coisa boa tinha que vir pela frente...

Muitos começaram a criticar o treinador Cuca e sua fama de pé-frio. Injustamente. O técnico montou um ótimo esquema, e com o bom elenco que tem, mereceu conquistar o título do Campeonato Mineiro. Justa coroação do bom trabalho. Em 2010, nem na final a equipe havia chegado.

O time de Cuca e seu ataque arrasador levaram a torcida ao delírio durante todo o campeonato. A defesa também foi muito elogiada. Time forte e equilibradíssimo.

E quem assistiu a final, viu um Cruzeiro muito superior ao Atlético. Não necessariamente na bola, mas na postura. O Galo veio com um time de garotos no decorrer da competição e eles não agüentaram a pressão da decisão.

E os veteranos também não colaboraram. Mancini teve de ser substituído para que não fosse expulso por suas consecutivas reclamações com o árbitro e Magno Alves perdeu o gol do campeonato: sozinho com Fábio, titubeou e acabou perdendo uma chance claríssima de abrir o placar. E a Raposa aproveitou, mesmo sem seu craque Montillo em campo.

A ótima surpresa cruzeirense, Wallyson, fez o primeiro gol num lindo lance individual e o veterano Gilberto, que está de saída do clube, ampliou com um belo gol num chutasso de fora da área.

Aí foi só esperar e comemorar.

Cruzeiro campeão pela 36ª vez em Minas Gerais. Festa merecida, ganhou o melhor.

CAMPANHA

15 jogos

12 vitórias

1 empate

2 derrotas

45 gols pró

12 gols contra

Time-base: Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Gilberto; Henrique, Marquinhos Paraná (Leandro Guerreiro), Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wallyson. Téc.: Cuca

sábado, maio 14, 2011

CORNETA IN LOCO : AMÉRICA-MG 1X1 BOTAFOGO



Juiz de Fora, sede da Corneta Esportiva, recebeu na tarde de hoje um amistoso preparatório para o Brasileirão. Mas se me falassem que era uma pelada entre amigos, eu não duvidaria.

Jogo feio, poucas oportunidades criadas e um futebol muito aquém do esperado.

A torcida do Botafogo compareceu, mas saiu desiludida com o que pode vir pela frente.

Jogando sem seus principais jogadores, o Fogão até que jogou melhor no primeiro tempo. Viu Jéfferson ser expulso logo aos 6 minutos de jogo, após derrubar Eliandro na meia-lua da área. Mas o time não desanimou, e Tiago Galhardo fez um golaço de fora da área para abrir o placar. Com um a menos, o Botafogo só administrou. Destaque para o camisa 7 do América, o veterano Fábio Júnior, completamente apagado em campo.

Na segunda etapa, o América teve muito mais a bola no pé, trocando passes e assustando a zaga botafoguense. Caio Jr. colocou Maicossuel aos 11 minutos, mas isolado na frente, ele pouco pôde fazer. Faltando pouco menos de 15 minutos para o fim do jogo, Fábio Ferreira cometeu um pênalti claro em cima de Léo. Camilo cobrou e deu números finais a partida.

O empate foi justo, num jogo com muito pouca técnica.

O América provou que pode arrancar pontos dos grandes em dias de pouca inspiração de seus times, mas nada além disso. Briga para permanecer na série A.

Já o Fogão mostrou que ainda precisa de reforços para fortalecer o elenco. Com a chegada de algumas peças, pode almejar algo maior. Mas por enquanto, o objetivo com esse time é a vaga na Copa Sul-Americana 2012.

CORNETA NELE: ARNALDO TIRONE, PRESIDENTE DO PALMEIRAS


Simplesmente absurdas as declarações de Tirone para o Jornal da Tarde.

Um presidente de um clube jamais poderia ter feito o que ele fez.

Tirone já era criticado pela demora para assinar a autorização para a continuação da reforma do Palestra Itália. Assinou, e poderia ter ficado livre de qualquer cobrança.

Mas abriu a boca. Poderia ter ficado calado.

Não sei se houve ingenuidade da parte dele, se tudo o que foi dito foi em off. Mesmo assim, não há justificativas. Colocou a boca no trombone como se fosse um torcedor. E há uma certa diferença para quem é presidente de um clube do tamanho do Palmeiras...

Além de soltar informações sobre todos os reforços que o Palmeiras procura, Arnaldo Tirone fez duras críticas ao principal jogador da equipe, Valdívia, ao treinador, Felipão, ao meia Lincoln e ao ex-presidente Luiz Gonzaga Beluzzo. Veja o que disse o presidente falastrão:
"Nem dá vontade de pagar (o Valdívia). Ele só quer saber de cair na noite, não está querendo nada. Ainda não deu retorno para o clube. Lembra do Pedrinho? Na época ele chegou a pedir para o Mustafá suspender o seu pagamento, porque só se machucava. No caso do Lincoln, ele também se machuca, mas pelo menos é responsável."
"Ainda não pagamos o Lincoln. Estamos vendo como vamos fazer. Ele recebe R$ 270 mil por mês e estava um ano parado antes de vir. É mais uma loucura que a diretoria anterior fez."
"Estamos tentando. Ele quer encerrar a carreira no Palmeiras, e o Felipão gosta muito dele, mas ganha R$ 130 mil e quer R$ 250 mil. Nenhum time vai pagar isso para ele. Vamos ver o que dá para fazer. Acho que ele fica.(Marcos Assunção)"
"Nenhum jogador gosta de técnico que fica puxando a orelha deles. Eu me reuni com os jogadores e falei que o Felipe tinha idade para ser o pai deles e eles tinham de respeitá-lo. Acontece que jogador acha que entende mais do que o técnico. E o problema do Felipão é que às vezes ele se desequilibra. Você conversa com o Mano Menezes e ele é calmo o tempo todo"
"Ele (Beluzzo) foi muito puro em alguns momentos, e futebol não é para amador. Futebol tem muita disputa, dinheiro e vaidade envolvidos. Não dá para confiar em ninguém. E no Palmeiras é pior ainda. Pega os três filmes do Poderoso Chefão e assiste. Aquilo é o dia a dia do Palmeiras. O cara senta pra jantar com você e, quando você levanta, te dá um tiro nas costas."
Depois dessas declarações, é bom torcedor do Palmeiras se preparar para mudanças. Para pior.

Não se discute se Tirone está correto nas colocações, pois elas tem até certa coerência em alguns aspectos. Mas isso deve ser tratado internamente. Jogar tudo no ventilador é pedir para haver confusão.

Arnaldo Tirone é mais um dirigente que faz parte da longa história de confusões internas do clube. E o palmeirense já está se acostumando com isso...


UPDATE: Bom post de Fábio Lucas Neves http://terceirotempo.ig.com.br/coluna_materia.php?id=1065
Estaria Tirone com segundas intenções ao deixar "vazar" estas informações? Mesmo fazendo isso pensando no bem do clube, Tirone agiu como um mau caráter, na opinião da Corneta.

sexta-feira, maio 13, 2011

DESTAQUES (ATRASADOS) DA RODADA

Mais uma vez colocando a culpa no Blogger, só agora pude postar o que houve de melhor (e pior) na rodada do meio de semana...

O JOGO DA RODADA: Avaí 3x1 São Paulo. O tricolor abriu o placar, conseguindo uma boa vantagem de 2 gols no placar agregado. Mas a equipe catarinense virou, ampliou aos 30 segundos do segundo tempo, deixando o jogo em aberto até o fim, mas conseguiu a classificação na Copa do Brasil.


O CRAQUE DA RODADA: Neymar, do Santos. O futuro papai mostrou futebol de gente grande, provou que amadureceu e levou o Peixe a vitória por 1x0 contra o Once Caldas, na Colômbia. Destaque para a jogada do gol, onde o atacante fez bela jogada individual e deixou o companheiro Alan Patrick na cara do goleiro.

O GOL DA RODADA: Marcos Assunção, do Palmeiras. O meia desencantou e marcou um golaço de falta, do meio da rua. A bola morreu na gaveta do goleiro Édson Bastos, do Coritiba. Pena que de nada adiantou...


LANCE POLÊMICO DA RODADA: A expulsão de Ronaldo Angelim, do Flamengo, quando o seu time ainda vencia o Ceará por 2x1. Para muitos, Sandro Meira Ricci falhou ao aplicar os cartões amarelos que originaram o vermelho. Na opinião da Corneta, o primeiro amarelo é sim discutível, mas no segundo, Sandro usou o critério, também aplicando amarelo num lance semelhante cometido pelo zagueiro da equipe cearense.

O CHAPÉU DA RODADA: Com o Palmeiras já eliminado, Marcos quis ousar. Numa bola que veio para a área, aplicou um chapéu todo atrapalhado em Bill, do Coritiba. A pouca torcida no estádio, claro, foi ao delírio.




O ILUMINADO DA RODADA: Washington, do Ceará. Escalado as pressas para o jogo, no lugar do então artilheiro Marcelo Nicácio, que teve problemas para renovar contrato, Washington marcou os dois gols da classificação do Vozão para as semifinais da Copa do Brasil. Um de cabeça e outro todo desajeitado, pegando na "orelha" da bola.

VASCO E AVAÍ CLASSIFICADOS...

O Blogger saiu do ar por um tempo. Peço desculpas por não postar as informações e as análises dos jogos do Santos, na quarta e da Copa do Brasil, na quinta.

Sobre o Santos, é bom destacar a maturidade do futuro papai Neymar. Jogou feito gente grande. Boa vantagem na Colômbia: 1x0 para o Peixe, gol de Alan Patrick.

A respeito da Copa do Brasil, dou meus parabéns ao Avaí de Silas, que de virada, venceu o São Paulo por 3x1 e ao Vasco de Ricardo Gomes, que, no sufoco, empatou em 1x1 com Atlético-PR e fez valer o critério do gol marcado fora de casa.

Semifinais definidas:

x
x


quarta-feira, maio 11, 2011

DEFINIÇÃO DA PRIMEIRA SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL. CORITIBA APENAS ESPERA ADVERSÁRIO...

Cada vez mais se afunilando, a Copa do Brasil chega hoje aos jogos de volta das Quartas-de-final. Apenas 2 clubes passarão. Um deles já é praticamente certo, entra em campo apenas pra cumprir o protocolo. Vamos aos jogos da noite de hoje, ambos às 21h50, com transmissão da TV Aberta:


x
PALMEIRAS x CORITIBA
Enquanto o mandante espera por um milagre que nem ele próprio acredita, o visitante entra em campo buscando fazer história e chegar a 25 vitórias consecutivas e obter, ao lado do Celtic da Escócia, a terceira maior sequência de triunfos da história do futebol mundial.

Verdão e Coxa se enfrentarão num Pacaembu certamente com um de seus piores públicos na história: foram vendidos apenas 500 ingressos antecipados. São poucos os confiantes na classificação, que seria histórica. A última vez que a equipe de Palestra Itália venceu por 7 gols de diferença foi na Mercosul de 1999, onde goleou o Racing por 7x0. Felipão era o treinador na ocasião.

Mas são outros tempos. A equipe do Verdão hoje não é nem sombra daquele esquadrão de 12 anos atrás.

Para o duelo de hoje, Luiz Felipe Scolari segue sem contar com Cicinho e Valdívia, machucados, mas tem a volta de Thiago Heleno na zaga. O treinador também optou por tirar o meia Patrik da equipe para dar lugar ao volante Chico e resolveu, enfim, colocar Wellington Paulista de titular.

Marcelo Oliveira tem maiores problemas: são 5 desfalques. Pereira, Eltinho e Marcos Aurélio, machucados, e Rafinha e Léo Gago, suspensos, não podem jogar. Há dúvidas para as peças de reposição. Será uma espécie de time misto, mas que tem uma das missões mais fáceis dos últimos tempos: não perder por mais de 6 gols de diferença.

O Coritiba apenas esperará os 90 minutos...


x
CEARÁ x FLAMENGO
A equipe nordestina tem uma boa vantagem: marcou 2 gols na casa do adversário. O 2x1 no Engenhão complicou muito a vida do Mengão, que precisa ir ao ataque hoje a noite. Para isso, Luxemburgo aposta suas fichas em Wanderley para balançar as redes.

E se depender do retrospecto, a torcida pode se acalmar. Neste "mini-cearense" disputado pelo Fla, foram duas vitórias por 3x0 no estado. Primeiro, em cima do Fortaleza, na segunda fase, e depois no Horizonte, nas oitavas, após um empate por 1x1 no Rio de Janeiro.

O Ceará aposta na boa fase de Fernando Henrique, que promete estar inspiradíssimo para o confronto contra o Flamengo, clube que conhece bem, desde seus tempos de Fluminense. Porém, no ataque, Vágner Mancini tem um importante desfalque: Marcelo Nicácio, artilheiro da equipe, não joga, pois não acertou a renovação de contrato com a equipe cearense.

Pelo lado do Flamengo, Léo Moura está de volta e deve ser fundamental nas investidas pelas alas da equipe rubro-negra. David, que estava suspenso, também retorna e irá compor a zaga com Welinton. Por fim, Luxa faz mudança na lateral-esquerda, dando chance a Egídio, que ocupa a vaga de Rodrigo Alvim.

Promessa de bom jogo hoje.

O Ceará tem a vantagem, mas dizer que o Fla joga fora de casa pode ser um erro...